A Assembléia realizada nas quadrinhas no dia 10/06 rendeu bons frutos: definimos um modelo ideal de gestão para o nosso Restaurante Universitário e conseguimos unir muitos estudantes em prol de uma causa comum, o direito a uma alimentação de qualidade e barata.
A opinião dos acadêmicos da UNESP de Botucatu foi formalizada e enviada ao GAC que, no entanto, não convocou seus membros para outra reunião, visto a finalização da gestão do Prof. Sergio Swain Muller.
Esclarecida a ausência da reunião, vamos, agora, expor alguns fatos novos!
1. APROVAÇÃO DO PROJETO DA FMB
O projeto da FMB, encabeçado pelo Dr. Emilio Curcelli, superintendente do HC-UNESP, e Dr. Sergio Muller, diretor da FMB e ex-presidente do GAC, propunha que o refeitório do HC fosse transferido para o atual (e desativado) prédio do RU. Para tanto, haveria uma reforma do espaço físico a fim de atender os médicos, internos, residentes e funcionários do hospital, subsidiados pela FMB, e os demais estudantes do campus, estando o subsidio a cargo de cada Unidade. Essa proposta foi aprovada em reunião do GAC no semestre passado, sem a apresentação de um projeto consistente.
2. FORMAÇÃO DA COMISSÃO
Projeto aprovado, hora de montar uma comissão para planejar a transferência. Os nomes foram levantados, no semestre passado, e a primeira reunião aconteceu no dia 20/09. Além de docentes e funcionários, a comissão foi composta por 3 discentes e o Dr. Emilio Curcelli
3. E O QUE OS ESTUDANTES FIZERAM?
Visto a evidente falta de formalização do projeto da FMB, os três discentes que participaram da reunião apontaram os erros e cobraram respostas mais concretas sobre o projeto. Do lado de fora, houve uma pequena (e eficiente) manifestação. O resultado foi que a comissão reconheceu suas falhas e cancelou suas atividades. Abaixo, algumas fotos do dia:
4. E O QUE FAZER AGORA?
Após essa nova conquista, o próximo passo é levar para a reunião do GAC nossos apontamentos sobre a Comissão criada, nossa insatisfação com as atuais políticas do Programa de Permanência Estudantil e uma nova proposta de gestão de Restaurante Universitário. Para isso, ainda precisamos coletar algumas informações, como O PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DO ESTUDANTE DA UNESP BOTUCATU, através de um questionário bem simples e rápido que está circulando nas salas (bastam uns minutinhos para responder) além de buscarmos modelos na legislação da Universidade e em outras experiências de RU.
5. CONCLUINDO....
Nosso trabalho agora está só começando e esse momento pede que unamos muitas cabeças para pensar alternativas mais efetivas para exigir nossos direitos. Se você quiser contribuir para a construção dessa idéia, participe das reuniões da ÁREA DE VIVÊNCIA, todas as QUARTAS-FEIRAS, 17h30, no CAVJ ou leve suas opiniões para o seu CA/DA ou comente aqui mesmo no blog!!!
Fiquem atentos para os próximos eventos!!!
Abraços :)